O desenvolvimento do tema de confronto com Netanyahu, o Pentágono início do mês passado em silêncio o desclassificado documento ultra-secreto do Ministério da Defesa detalhando o programa nuclear de Israel.
Este programa tem sido sempre um tema escondido, especialmente porque Israel nunca disse nada sobre isso oficialmente para evitar a corrida às armas nucleares regionais. Mas as editoras desclassificados documentos de 1987, os Estados Unidos quebrou o consentimento tácito das potências nucleares para manter tudo em segredo. Israel chamou pela primeira vez na história da energia nuclear.
Termos de revelação, no entanto, é muito incerto, uma vez que elas foram feitas num momento em que eles saíram de sob o controle da relação entre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu eo presidente dos EUA, Barack Obama. Tom foi precedida discurso Netanyahu em 3 de março no Congresso, no qual ele alertou sobre os perigos do programa nuclear do Irã e como lidar com ele forma um perigo potencial para o regime islâmico da capacidade de fuga nuclear.
Outro aspecto suspeito do documento é que, enquanto o Pentágono considerou necessário desclassificar seções do programa nuclear de Israel, ele continuou rasschiryat suas bases na Itália, França, West Alemanha e outros países NATO.V relatório observa que os laboratórios de investigação em Israel " equivalente ao nosso banco de dados de Los Alamos, Lawrence Livermore e Oak Ridge National Laboratory ".
O relatório mostra que Israel está envolvido em um programa nuclear tão logo América experimentou sua primeira bomba de hidrogênio. Além do potencial nuclear, o relatório demostra que Israel na época era "totalmente interessado no desenvolvimento de sistemas em todo o país", e até admitiu que, em alguns casos, a tecnologia militar israelense "é mais avançado do que os EUA."
Desclassificação do relatório vem em um momento sensível do esfriamento das relações entre Israel e os Estados Unidos, e esta é a primeira vez que o governo dos Estados Unidos confirmou oficialmente que Israel é uma potência nuclear.